Ao longo dos anos como motorista, você provavelmente já passou por uma ou duas vezes em que seu carro começou a fazer ruídos estranhos ou inesperados enquanto anda ou dirige. Às vezes, o ruído vem claramente de uma determinada parte do veículo, seja o motor, as rodas ou qualquer outro lugar. E outras vezes, você não consegue descobrir qual é a origem do ruído. De qualquer forma, se o seu veículo estiver fazendo ruídos estranhos, é um sintoma de que algo não está certo. 

“Algo não está certo” é uma categoria bastante ampla, cobrindo tudo, desde um problema menor até um problema sério em formação. O que você deve estar ciente é que o seu carro fazendo ruídos estranhos é um sinal de que algo está quebrado ou não está funcionando corretamente. 

Na maioria das vezes, seu carro fazendo um barulho estranho não significa que ele esteja em sério risco de quebra imediata, embora seja possível. Às vezes, um ruído incomum marca um pequeno problema que não afetará o funcionamento do seu carro no curto prazo. Mas, mesmo nesses casos, o ruído provavelmente representa um problema que pode piorar com o tempo, levando a reparos sérios se não for tratado a tempo. 

Aqui estão algumas das causas mais frequentes de ruídos anormais de veículos. 

Ruído dos pneus
Um dos ruídos incomuns mais comuns que você pode encontrar é o ruído dos pneus. Na verdade, os pneus podem fazer uma variedade de ruídos anormais, cada um potencialmente informando sobre um provável problema diferente. É importante entender não apenas que seus pneus estão fazendo algum tipo de ruído estranho, mas também o que é esse ruído e o que ele pode significar para a saúde do seu carro. 

Ruído guinchado
Quase todo mundo já encontrou este – Seus pneus guincham quando você gira o volante. Contanto que você não faça curvas fechadas em grandes velocidades (o que não é uma boa ideia em geral), seus pneus não devem estar cantando. 

O culpado mais provável por pneus cantando é um ou mais pneus com pressão insuficiente. Se você estiver ouvindo guinchos, isso provavelmente significa que você precisa adicionar um pouco de ar aos pneus. Com o tempo, pneus com pressão insuficiente podem causar uma variedade de problemas para os pneus, suspensão e outras peças do carro, portanto, é aconselhável lidar com pneus com pressão insuficiente o mais rápido possível. 

Ruído zumbido
Outro problema bastante comum que você pode enfrentar são os pneus que parecem cada vez mais zumbir enquanto você dirige. Lembre-se de que os pneus fazem algum ruído naturalmente na maioria das estradas, e isso é perfeitamente normal. Mas quando esse zumbido aumenta até certo nível, é uma indicação de um problema. 

Nesse caso, o motivo número um para o zumbido anormal do pneu tende a ser pneus com desgaste irregular do piso. Os pneus podem se desgastar de forma desigual por uma série de razões – um problema com a suspensão, rolamentos de roda defeituosos e / ou várias outras causas podem resultar em pneus com padrões de desgaste irregulares. 

Para evitar o desgaste irregular dos pneus, você deve girar as rodas regularmente e fazer o alinhamento das rodas rotineiramente. Isso irá equilibrar as discrepâncias naturais no desgaste ao longo do tempo. Fazer a inspeção dos rolamentos das rodas e da suspensão se você suspeitar que os pneus estão desgastados de maneira irregular também é uma boa opção. 

Ruído de
batidas ou batidas Se você estiver ouvindo ruídos de batidas ou batidas nos pneus enquanto dirige, isso sugere um problema potencialmente maior do que os outros mencionados anteriormente. Barulhos de batidas podem significar qualquer coisa, desde pneus com pressão insuficiente até problemas de suspensão e alinhamento, e é provavelmente um problema que precisa ser resolvido mais cedo ou mais tarde. 

Ruídos significativos dos pneus como esses são um indicador de que você pode estar prestes a estourar um pneu ou sofrer grandes danos à suspensão. Você não vai querer dirigir por muito tempo sem passar pela inspeção de um profissional treinado se estiver ouvindo ruídos semelhantes. 

Ruído de freio
Outra classe muito comum de ruídos anormais de carros são os ruídos que ocorrem durante a frenagem. O processo de frenagem do carro é um dos mais estressantes em termos de desgaste do carro, pois parar todo esse impulso requer uma grande quantidade de energia. Embora você possa ouvir um mínimo de ruído ao frear em circunstâncias normais, o processo deve ser bastante silencioso. Se você estiver ouvindo sons estranhos enquanto freia, provavelmente é um indicador de um problema. 

Chocalho
Se você ouvir um leve som de chocalho ao desacelerar os freios, isso pode não significar que você tem um problema com os freios. As pastilhas de freio se expandem devido ao calor incrível gerado pelo atrito, e um pequeno barulho pode ser normal devido ao movimento natural das pastilhas de freio. 

No entanto, é importante observar algumas coisas sobre o barulho do freio: Número um, você nunca deve ouvir um barulho ao pressionar o pedal do freio e, número dois, você não deve ouvir um barulho consistente. Se alguma dessas situações estiver ocorrendo, você pode ter um problema com as pastilhas de freio. 

Ranger
Em contraste com o chocalho, ouvir qualquer tipo de ruído de ranger quando você pisa os freios não é apenas um problema, mas é potencialmente muito caro e sério se você não resolver isso logo. 

Se você ouvir um ruído de trituração ao aplicar os freios, provavelmente significa que você desgastou completamente a pastilha de freio. Agora, em vez da almofada encontrar o disco do rotor, é o metal desencapado fazendo contato. A causa mais comum de ruído de trituração proeminente dos freios é o contato de metal com metal.

Isso é ruim por dois motivos. A primeira é que o metal é muito menos eficiente para parar o veículo do que o material de fricção da pastilha de freio. Isso significa que se você estiver em um local onde precisa parar rápida e inesperadamente, seus freios podem não estar à altura da tarefa. A segunda razão é que a trituração do suporte de metal da pastilha do freio ou das pinças no disco do rotor destruirá rapidamente ambos os componentes. Substituir uma pastilha de freio é relativamente barato. Instalar novos calibradores e discos de rotor é muito mais caro. É muito mais inteligente manter as pastilhas de freio em bom estado do que deixá-las se desgastar e ter que gastar centenas ou até milhares de dólares consertando o sistema de freio. 

Chiado
Outro ruído de freio freqüentemente encontrado é um ruído de chiado ao aplicar os freios. Este é um som importante a ser observado, pois pode ajudá-lo a economizar muito trabalho e dinheiro. 

Uma das razões pelas quais os freios podem ranger quando aplicados é uma pequena aba de metal chamada de indicador de desgaste. Um indicador de desgaste é instalado junto com um conjunto de pastilhas de freio, e a função do indicador de desgaste é avisar quando a pastilha de freio está gasta e precisa ser substituída. Quando a almofada estiver desgastada até um certo nível, o indicador de desgaste fará contato com o disco do rotor e produzirá um som agudo. 

Isso alerta que é hora de obter um novo conjunto de pastilhas de freio e evitar o cenário de pesadelo discutido na seção ‘retificação’. Ignorar esse guincho pode ser potencialmente caro. 

É importante notar que um conjunto barato de pastilhas de freio pode resultar em um ruído de chiado durante a frenagem. Portanto, é bom lembrar como recentemente você instalou seu último conjunto de pastilhas de freio. Se for relativamente recente, provavelmente se deve às pastilhas de freio baratas ou a algum tipo de problema com essas pastilhas. Se você já passou muito tempo substituindo as pastilhas de freio, há uma boa chance de seu indicador de desgaste estar dizendo que é hora de novas pastilhas. No mínimo, uma inspeção do freio é necessária.

Ruído na suspensão
A maioria das pessoas tem uma ideia geral de que o sistema de suspensão do carro existe para tornar sua viagem suave e sem impactos. E isso é verdade. Mas a verdade é que seu sistema de suspensão é uma combinação bem ajustada de vários sistemas complexos que controlam suas rodas e a carroceria do veículo, e problemas com o sistema de suspensão podem ter efeitos importantes. 

O ruído da suspensão pode ser um grande sinalizador de que algum componente de sua suspensão está desgastado ou danificado, e dirigir com essa parte não funcionando pode levar a uma série de problemas se não for resolvido. 

Um dos ruídos da suspensão mais comuns ocorre ao dirigir em uma lombada, buraco ou qualquer outra lombada na estrada. Você pode ouvir um barulho de estalo ou batida. Existem vários culpados possíveis para um ruído como este. 

A primeira é que você pode ter gasto amortecedores ou escoras. Quando os amortecedores atingem um determinado estado de desgaste, as molas helicoidais vibram com o impacto e podem atingir o chassi do veículo. Ouvir um som de batida ao bater em uma colisão pode significar que é hora de novos choques ou suportes. 

Um clunking também pode significar que você tem um problema com seus suportes, articulações esféricas, braços de controle ou qualquer um dos vários componentes de sua suspensão. Diagnosticar exatamente onde está o problema pode ser quase impossível de fazer sozinho. Ter sua suspensão verificada por um de nossos técnicos automotivos certificados pela ASE é o caminho mais seguro para colocar sua suspensão de volta em boa forma. 

Ruído da direção
Outra classe de ruídos anormais do veículo ocorre quando você gira o volante para dirigir o carro. Esses ruídos serão aqueles que você notará vindo da frente do carro, seja centralizado próximo à coluna de direção até as rodas. 

Um estranho ruído de direção pode indicar um problema com uma parte do sistema de direção ou pode ser um problema na corrente da suspensão ou nas rodas. O fator de distinção entre esta seção e a anterior é que esses ruídos serão observados ao girar o volante, enquanto os anteriores serão observados ao bater em lombadas ou dirigir em linha reta. 

Choramingos ou guinchos
Você pode ouvir um chiado ou guincho ao virar o volante, e uma causa provável é o fluido de direção hidráulica. Seu sistema de direção hidráulica é um sistema hidráulico que depende de fluido pressurizado e, se seus níveis caírem, você notará com frequência aquele ruído de gemido antes de ter problemas de desempenho. 

Basta completar o nível do fluido da direção hidráulica para resolver esse problema. No entanto, embora você deva completar imediatamente com fluido de direção de baixa potência, alertamos para não deixar por isso mesmo. É sempre uma boa ideia verificar cuidadosamente se há vazamentos de fluido quando o nível f estiver baixo.

 

Além disso, um gemido ou guincho pode indicar um problema relacionado dentro do seu sistema de direção hidráulica, como uma correia solta ou um problema com a bomba da direção hidráulica. A solução para esses tipos de problemas provavelmente exigirá levar o carro para conserto. 

Estalo ou clique
Se você estiver ouvindo mais barulho de estalo ou clique ao girar o volante, é mais provável que seja um problema mais abaixo na suspensão ou nas rodas. Um ruído de estalo pode indicar juntas de suspensão desgastadas ou danificadas. Clicar ou esmagar tende a apontar para juntas homocinéticas ruins (juntas homocinéticas). E um zumbido durante a direção pode significar que os rolamentos das rodas estão danificados ou gastos. 

Qualquer um desses tipos de problemas deve ser resolvido assim que você puder. Problemas na suspensão e nas rodas podem levar a um manuseio imprevisível, desgaste irregular dos pneus e mais danos na cadeia de componentes do volante aos pneus. 

Ruído do motor
 

O ruído do motor é sempre assustador, tanto do ponto de vista de desempenho quanto financeiro. O motor é, em muitos aspectos, o componente mais importante do seu carro, e uma falha no motor o deixará rapidamente perdido. Além disso, os reparos do motor podem ser bastante caros. Portanto, nunca é uma boa notícia quando seu motor está fazendo ruídos estranhos. 

A regra geral quando se trata de ruído anormal do motor é que você provavelmente deseja que o carro seja verificado o mais rápido possível. A maioria das fontes de ruídos do motor são várias peças e componentes do sistema do motor que estão fora de controle, desgastados ou danificados. Freqüentemente, nessas situações, você receberá um pequeno aviso por meio de um ruído estranho antes que uma peça falhe de forma mais crítica. É sempre bom ouvir o que seu carro está lhe dizendo. 

Existem tantos sistemas e peças vitais dentro do motor que é difícil resumir perfeitamente os sons que você pode ouvir e suas causas. Você pode ouvir sons de estouro, ping, zumbido, assobio, batida ou rangido – cada um dos quais pode apontar para um de vários problemas. 

Você também pode perceber ruídos anormais do motor em momentos diferentes durante a condução. Por exemplo, você pode observar o ruído quando começa a dirigir e depois ele vai embora, ou pode apenas percebê-lo depois de dirigir por um tempo ou em situações de alto desempenho em que você está levando o motor ao limite. 

Resumindo: se o seu motor está fazendo ruídos estranhos, vale a pena nos consultar. Nossos técnicos certificados pela ASE são treinados para chegar à causa raiz do ruído e consertar o que o está causando. 

Com todo e qualquer tipo de ruído anormal de carro, provavelmente há uma tendência de querer ignorá-lo e esperar que ele vá embora. Infelizmente, geralmente não funciona assim. Na maioria das vezes, seu carro está fazendo um barulho estranho porque algo está desalinhado, gasto ou quebrado. Às vezes, o problema é pequeno e facilmente resolvido, mesmo com um remédio do tipo faça você mesmo. 

Mas o que se deve ter em mente é que ignorar ruídos estranhos muitas vezes só piorará o problema com o tempo e pode resultar em problemas com peças relacionadas, aumentando o custo dos reparos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X
×